DIVISÃO DE QUÍMICA DE PRODUTOS NATURAIS

O CPQBA foi adquirido no ano de 1986 e uma das Divisões criadas naquela ocasião foi a Divisão de Fitoquímica, atualmente conhecida por Divisão de Química de Produtos Naturais, uma das Divisões que já dispunha de laboratórios com mobiliários e equipamentos de alto custo oriundos da negociação de compra junto à empresa Monsanto. A DQPN teve e tem um papel de grande relevância para o Centro de Pesquisas, que é considerado uma referência nacional em produtos naturais. As pesquisas passadas e atuais desenvolvidas nesta Divisão destacam-se pelo vasto leque de possibilidades criadas, quer em parceria com indústrias, como através de parcerias com agências de fomento, tais como, FAPESP, CNPq, FINEP e CAPES.

A Divisão, além dos projetos de pesquisa fomentados por agências governamentais e empresas privadas, tem forte participação na formação de mestres, doutores, estagiários e escolas técnicas da região, que permitem produções tecnológicas e científicas. A DQPN, como Divisão do CPQBA, que nasceu com o intuito de desenvolver pesquisas multidisciplinares nas áreas de Química, Biologia e Agrícola, pôde desde sua criação, interagir com diversos setores dentro e fora da Universidade, dentro de sua área de especialidade. Dentro de um contexto pioneiro em pesquisa multidisciplinar, destaca-se o projeto de obtenção do antimalárico artemisinina, cujo apoio da FAPESP propiciou o início de estudos de adaptação da planta do clima temperado para tropical e o estudo dos metabólitos secundários, além do composto ativo. Ao longo do tempo e através de sucessivos financiamentos, a infraestrutura da Divisão foi sendo melhorada no sentido de avançar em suas pesquisas com novas plantas e metodologias. Esta Divisão, durante todas as décadas que se seguiram após sua criação, tem crescido e atualmente em seu quadro de funcionários conta com dois pesquisadores e um técnico de apoio, visando parcerias em diversos segmentos para obtenção de recursos para o desenvolvimento de novas linhas de pesquisa voltada para o estudo de produtos naturais e a identificação de moléculas bioativas.

A DQPN ao longo destes anos teve parceria com várias empresas privadas e Instituições Nacionais, tais como: Sindicato das Indústrias Farmacêuticas do Estado de São Paulo, Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo, Petrobrás Petróleo Brasileiro S/A, Natura Inovação e Tecnologias Ltda., Bayer Healthcare Saúde Animal Ltda., Solabia do Brasil Ind. e Com. Prods. Biológicos, Ativus Farmacêutica, Ceras Johnson, Central Research Comercial e Agricultura, Phytosul Produtos Naturais, Ouro Fino Agronegócios Ltda, Cargill Alimentos Ltda (Nutron Alimentos Ltda), Achè Laboratórios Farmacêuticos S.A, Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda, Interchange Veterinária Indústria e Comércio Ltda, Chemyunion Quimica Ltda, Laboratório Hepacholan S/A.

Menu