DIVISÃO DE FARMACOLOGIA E TOXICOLOGIA

Desde o início da década de 1990, a Divisão de Farmacologia e Toxicologia tem desenvolvido projetos em estreita parceria com várias Divisões do CPQBA, assim como com diversos professores da UNICAMP e de outras Instituições de Ensino Superior, brasileiras e internacionais.

Atualmente, as atividades de pesquisa da DFT incluem a avaliação das atividades de substâncias isoladas a partir de plantas ou microrganismos, assim como de substâncias obtidas por síntese orgânica, em relação às suas propriedades anti-inflamatória, analgésica, antiulcerogênica, cicatrizante, antimutagênica e anticâncer, tanto em modelos in vitro quanto in vivo.

Além da colaboração com diferentes grupos de pesquisa, no Brasil e no exterior, esses projetos têm contribuído para a formação de pessoal, principalmente através da formação de mestres e doutores orientados pelos pesquisadores da Divisão, Dra. Ana Lúcia Tasca Gois Ruiz (coordenadora da DFT, credenciada em PPG-BTPB, IB, e PPG-Odontologia, FOP) e Prof. Dr. João Ernesto de Carvalho (pesquisador convidado, credenciado em PPG-BTPB e PPG-Biologia Celular e Estrututal, IB; PPG-Odontologia, FOP e PPG-Clínica Média, FCM).

Outro aspecto importante da DFT é sua atuação como prestadora de serviços. Assim, são realizados diversos estudos de avaliação de toxicidade, segundo protocolos internacionais, para produtos alimentícios, farmacêuticos, agroquímicos e para limpeza domiciliar, entre outros. Entre as análises realizadas, podem-se destacar as de citotoxicidade in vitro, toxicidade oral aguda, toxicidade oral em doses repetidas (toxicidade crônica), irritação dérmica primária e irritação ocular. Além disso, são realizadas também assessorias para registro de produtos farmacêuticos e alimentos funcionais.

Menu